Translator Widget

quinta-feira, janeiro 27, 2011

PARKOUR: Cuide-se Parte( 1/3)

                                                   
‘Essa semana em meio a tópicos de comunidades, eu vi muitos falarem sobre amortecimento,  joelhos, causas e precauções...
 Então decidi fazer um post reunindo um material, parte feito por mim, outras partes de vários sites que me informei para formular esse post. Aqui vou falar sobre o cuidado com os joelhos e a importância de um bom amortecimento, cuidados antes, durante e pós treino, problemas e causas, estes ocasionados por um mau treino, e a prevenção e cuidados com lesões. Será dividido em 3 partes e espero que por meio deste, muitos possam se informar  para que melhorem suas rotinas de treino cuidando cada vez mais do seu corpo.

Então borá pro post!


       Cuidados antes, durante e depois do treino. Parte( 1/3)


Entenda:

O joelho é uma articulação envolvida por músculos muito fortes. Nela existem estruturas que são responsáveis pelo bom desempenho de seus movimentos que quando lesionados interferem de maneira expressiva na nossa vida, pois, comprometem uma função primordial do corpo humano que é a locomoção. Então antes de treinar inicie com um aquecimento e alongamento.




                                              Antes de iniciar o treino

Aquecimento :
O aquecimento deve ser a primeira coisa executada por um atleta. Ele prepara todos os músculos para um treino forte. Como o parkour é um pratica que exige muito do tracer, o aquecimento prepara e aumenta a temperatura do corpo, assim preparando os músculos, tendões, sistema nervoso e ligamentos, fazendo com que o praticante treine a 100%.

Importância do aquecimento:
  • aumento da taxa metabólica;
  • aumento de fluxo sangüíneo local;
  • melhoria da difusão do oxigênio disponível nos músculos;
  • aumento da quantidade de oxigênio disponível nos músculos;
  • aumento da velocidade de transmissão do impulso nervoso;
  • diminuição do tempo de relaxamento muscular após contração;
  • aumento da velocidade e da força de contração muscular;
  • melhoria na coordenação;
  • aumento da capacidade das articulações à suportar carga.

Alongamento:

O alongamento é fundamental para deixar a musculatura relaxada e prevenir lesões.
Praticas como o Parkour é de extrema importância um bom alongamento, alem de relaxar, diminui o risco de lesões ajudando muito na hora de por em pratica as técnicas, pois, ajuda na flexibilidade do corpo.

Importância do alongamento:

·         Diminuição das tensões musculares
·         Ativa a circulação
·         Eleva a temperatura do corpo
·         Prevenção de lesões
·         Diminui tensões
·         Relaxamento
Obs: O alongamento deve ser feito com a postura correta,caso não seja feito desse modo não ajudara de forma eficaz.


                                         Durante o treino:

Landing e rolamento:
Durante o treino de importância ao landing e rolamento, pois, são técnicas de muita importância não só no Parkour, como em qualquer outra atividade. Essas técnicas se tratam de amortecimento algo muito importante se você deseja manter seu joelho em bom estado e deseja chegar aos 50 anos sem estar usando muletas ou até de cadeira de rodas.

Caso você esteja iniciando a pratica e não conheça ainda as técnicas veja os vídeos a seguir:

Vídeo tutorial landing:

Creditos: Alberto B. 
Site De cima do muro



Vídeo tutorial rolamento:



Pós treino:

O primeiro passo para finalizar o seu treino é esfriar o corpo, fazendo assim a freqüência cardíaca baixar, para isso faça caminhadas leves ou pare e descanse um pouco, porém, antes que seu corpo esfrie completamente, você deve voltar aos alongamentos, mais exatamente ao alongamento estático, porém desta vez, visando o aumento da flexibilidade. 
Faça cada um dos alongamentos por 20 segundos, repetindo 2 vezes em cada posição, não force muito para você conseguir manter o alongamento até o fim da contagem.
Assim ajudará muito pois, diminui dores pós treino no dia seguinte.



Dicas:
·         Evite muitas repetições de Big jumps pois isso afetara diretamente ao seu joelhos.
·         Treine sempre o rolamento ,caso o execute errado pode haver um grande risco de ter uma fratura no ombro ou a clavícula quebrada.
·         Treine exercícios como agachamentos, pistols, landings,calf raise.
·         Nesse site mostra alguns exercícios para os joelhos (inglês)
·         Lembre-se da regra dos 90 graus, não dobre muito a perna pois forçara os ligamentos e por conseqüência causar lesões .
*   Coloque gelo no joelho apos o treino.
* Video para fortalecimento ( Caba Macho)

E por hoje e só espero que gostem do post, caso tenha alguma duvida, critica  escreva abaixo nos comentários.
Parte 2 e 3.
[LET´S PARKOUR]
                                                    




10 comentários:

  1. Pedro eu cheguei hoje a noite e somente agora vi o post fiquei impressionado com tanto material em uma única postagem, acredito que foi muito importante e de extrema ajuda para muitos e quero dizer a todos que o Pedro tem um enorme potencial no parkour, não estou falando na pratica mas sim na teoria, pois em nossa equipe acredito que eu e ele somos os rtesponsaveis digamos assim e que eu não conseguiria orientar meus amigos tracers sozinhos então se alguém tem dúvidas, medos ou qualquer outra coisa não exite em perguntar seja a mim(Victor) ou ao Pedro deixo o meu e-mail para que vcs possam me dirigir caso hajam dúvidas!

    victorfg_judoca@hotmail.com

    ou comentem as postagens perguntando pois nos da GBPK damos uma extrema importancia aos comentarios pois com eles nos conseguimos consertar erros do blog e faze-lo especialmente para vcs leitores! Até mais caros amigos tracers!

    ResponderExcluir
  2. Realmente muito bom, está de parabéns Pedro.
    Mas eu tenho certeza que ele não leva todo o crédito.
    Pois para ele ter toda a inspiração que ele teve, ele dependeu do apoio da equipe dele, como o Victor mesmo disse, ele depende do Pedro para empurrar a equipe, assim com o Pedro depende dele e da equipe para continuar com o trabalho.

    Na vida conseguimos muitas coisas, mas se tem uma coisa que alguns não conseguem é uma equipe forte seja lá qual for a intenção.

    Vocês conseguiram montar uma equipe forte, talvez alguns de você ainda não tenha atingido um nível considerado ótimo ou talvez eu esteja enganado, mas se tem uma coisa que vocês conseguiram foi ter uma equipe ótima.

    O foco que foi dado no joelho é realmente muito importante e interessante, não podemos vacilar, qualquer coisinha poderá ser o fim dos treinos por um tempo ou mesmo a aposentadoria do Parkour.

    Eu ainda não achei um inspiração para criar ótimos posts para o meu blog, mas espero em breve ter algo bom para colocar no meu blog.

    Abraços para a equipe GBPK de um integrante da equipe LPA.

    ResponderExcluir
  3. Somente uma ressalva, com o alongamento, não existe comprovação cientifica que ele previne lesões.

    E a outra é o artigo afirmar que existe uma postura correta para alongar que não é respeitada o alongamento perde seu efeito. Seria interessante explicar, oque/qual é a postura correta.

    No mais. Otimo Post.

    ResponderExcluir
  4. Como você disse os cientistas não compravaram, mas os atletas como eu que não faço somente Parkour mas também judô(8 anos de pratica) te digo que eu tenho certeza que um bom alongamento e um bom aquecimento diminui consideravelmente o risco de se ter uma lesão, pois, o alongamento além dele dar uma aquecida também estica os musculos que diminui também ass chances de se ter uma caimbra ou um espasmo muscular e o aquecimento por sua vez aquece o corpo dexando ele na melhor fase possivel.

    E pessoal outro jeito também de se prevenir lesões e tomando cuidado e se concentrando bastante, semana passada fui subir um muro de uns 3 metros e altura e deu que ele estava molhado e eu não prestei atenção e meu pe escorregou e foi direto no muro, acho até que o Pedro deve ter tido a iniciativa de escrever este post por causa que eu vivo reclamando de dores no joelho, mas talvez não é, então observe o obstaculo, estude-o veja se está firme, seguro, e concentre-se bastante! Até mais pessoal!

    ResponderExcluir
  5. http://pulodogato.parkour.com.br/2011/03/16/mitos-e-verdades-sobre-alongamentos-por-filipe-paixao/

    ResponderExcluir
  6. esse trosso e um barato nao sei muito mas agora vou treinar mui o parkul. de lucas o cara!!!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós!